E.E. ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PARQUE DAS NAÇÕES
E.E. ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PARQUE DAS NAÇÕES

Escola Estadual do Parque das Nações, em Poços de Caldas.

        A Secretária de Estado de Educação, Vanessa Guimarães Pinto, inaugurou, nesta sexta-feira (22), a Escola Estadual do Parque das Nações, em Poços de Caldas, região Sul de Minas. O prédio escolar foi construído com o apoio da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas. O Governo de Minas investiu R$ 1.220.076,16 e a Prefeitura investiu mais R$ 216.619,17 na construção da escola de ensino fundamental e médio.

        A obra foi possibilitada pela parceria entre o governo estadual e a prefeitura municipal de Poços de Caldas, durante a gestão do prefeito Sebastião Navarro Vieira Filho. Em sua fala, Vanessa Guimarães lembrou da importância da universalização do ensino médio. Para ela, a oferta de vagas em período diurno, atendendo aos jovens que chegam cada vez mais cedo ao ensino médio, é uma forma de manter o aluno na escola até completar os estudos. Ou seja, uma ferramenta a mais para combater a evasão escolar, tão comum nesta etapa de ensino. Além disso, a secretária destacou que não basta a escola ser bonita, é preciso que haja comprometimento dos professores para estimular os alunos a estudar.

         A inauguração da escola atende a uma necessidade antiga, pois até então, não havia escolas de ensino médio no bairro. "Um sonho de 20 anos da comunidade deste bairro de 30 mil habitantes. Os alunos eram atendidos em três locais diferentes. Hoje, nós podemos atender nossos jovens em um prédio bonito, confortável e apropriado para o processo de aprendizagem", comemora a diretora, Nanci de Moraes. Os estudantes também estão contentes com a inauguração da escola, como a aluna do primeiro ano do ensino médio, Jéssica Darling: "a Escola Estadual do Parque das Nações, além de ser mais próxima da minha casa, possibilitou que eu continuasse a estudar com os meus amigos, senão nós estaríamos (estudando) em três locais diferentes. Sem falar do prédio, que é muito bom."

          A escola do Parque das Nações tem, ao todo, 19 turmas de ensino médio. Atende ainda alunos dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), com sete turmas, e alunos do ensino médio do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), com três turmas. O EJA é uma oportunidade para quem quer voltar a estudar ou não teve acesso à escola na idade própria. No total, e escola tem capacidade para atender 1.600 alunos com a infra-estrutura de 13 salas de aula, biblioteca e laboratório de informática com dez computadores conectados à Internet. O projeto da escola atende ainda às normas de acessibilidade para estudantes portadores de necessidades especiais.